top of page

Blog

7 comidas saudáveis que diminuem o estresse

Existem comidas que podem relaxar o seu corpo, aliviar o estresse, diminuir o cansaço. E os alimentos preparados com açúcares refinados, como os sorvetes, bolos, pães, por exemplo, podem ser adequados para isso, porém, essa não é a realidade.

É possível sim diminuir o estresse, com alimentos saudáveis e que podem ser adequados ao nosso cardápio.

O estresse pode ser causado pela ansiedade e pela depressão devido à mudança brusca no estilo de vida e a exposição a um determinado ambiente, que leva a pessoa a sentir um determinado tipo de angústia. Quando os sintomas de estresse persistem por um longo intervalo de tempo, podem ocorrer sentimentos de evasão (ligados à ansiedade e depressão). Os nossos mecanismos de defesa passam a não responder de uma forma eficaz, aumentando assim a possibilidade de vir a ocorrer doenças, especialmente cardiovasculares.

Mas isso pode ser prevenido ou tratado com uma alimentação saudável e adequada, em que pode se incluir alguns alimentos:

1°-Espinafre

  • O espinafre contém folato (ácido fólico), que é uma potente vitamina antidepressiva natural.

  • Combate a ansiedade, quando está em baixas concentrações no organismo também diminui os níveis cerebrais de serotonina.

  • Segundo um estudo da UCLA – University of California, Los Angeles, USA, o cérebro consome muita energia para funcionar e isso resulta na sobra de resíduos químicos oxidantes. O espinafre elimina os resíduos do cérebro.

2°Abacate

Esta fruta é uma das opções mais completas, não apenas para diminuir o estresse, mas também por todos os nutrientes que oferece ao organismo.

Além disso, é capaz de bloquear a absorção intestinal de certas gorduras que causam dano oxidativo. Porém, é preciso considerar que o abacate contém grande quantidade de gordura e, por isso, deve ser consumido com moderação.

  • É rico em (beta) β sitosterol que é um fitosterol, conhecido também como “hormônio vegetal”, cuja ingestão colabora para o equilíbrio hormonal e combate o estresse.

  • O abacate é rico em vitamina E, A, B1, B2, gorduras monoinsaturadas, sais minerais, Cálcio, Ferro, Fósforo e Magnésio.

3°-Aspargos

Estes vegetais têm um sabor bastante peculiar, isso faz com que sejam amados ou odiados. Mas são uma excelente opção para obter ácido fólico de maneira natural, composto que faz com que os aspargos sejam um dos alimentos mais eficazes pra reduzir o estresse.

4°-Aveia

Quando falamos de alimentos deliciosos, fáceis de preparar e com grandes benefícios para a saúde, a aveia costuma estar entre eles. E, nesta lista de alimentos que diminuem o estresse, a aveia não é uma exceção, afinal, ela conta com uma grande quantidade de serotonina, substância que ataca diretamente o estresse.

Por este motivo, é perfeita para o café da manhã de toda a família, ainda que seja recomendável evitar aquelas acompanhadas de muito açúcar. Sempre que possível, opte por preparar a aveia natural com frutas frescas picadas ou com canela.

  • Possui alto teor de vitaminas do complexo B, a Niacina (Vitamina B3), Tiamina ( Vitamina B1), fibras (beta) β-glucanas, fundamentais para manter a saúde mental, ajudam a combater o estresse e dar energia do corpo.

  • Uma pesquisa mostra que mostra que alimentos reconfortantes, como uma tigela de mingau de aveia quente, elevam os níveis de serotonina, substância que costuma acalmar o cérebro.

5°-Chá de camomila

É uma das bebidas que diminuem o estresse mais conhecidas e usadas em todo o mundo. O chá de camomila é ideal para aqueles dias em que as obrigações nos saturam ou não conseguimos dormir. Em casos de insônia frequente, adicione uma xícara deste chá em sua alimentação, sempre antes de dormir.

6°-Banana

  • Um estudo feito por pesquisadores do Instituto de Pesquisas de Alimentos e Nutrição das Filipinas comprovou que a banana ajuda no combate da depressão e alivia os sintomas da ansiedade. Graças ao alto teor de triptofano que contém, ajudando na produção de serotonina

  • Aprofunde mais o seu conhecimento na Série Nutricional: Banana

7°-Chocolate Amargo

Cacau e chocolate amargo contêm vitaminas B1, B2, B3, B5 e B11 que auxiliam a minimizar o estresse mental.

  • Uma pesquisa publicada no Journal of Proteome Research e realizada no Centro de Pesquisas Nestlé, na Suíça, mostra que o consumo diário de 40 gramas chocolate amargo auxilia a reduzir o estresse.

  • O chocolate amargo possui duas substâncias que estabilizam as anandamidas, substâncias ligadas à sensação de prazer em nosso cérebro. Sem falar na fenilalanina e na tirosina, dois aminoácidos que são precursores da noradrenalina e da dopamina, que estão envolvidas no estado de felicidade natural​

Visite regularmente os profissionais de saúde e alimentação de sua confiança. Esse site possui conteúdo meramente orientativo e complementar.

Principais Posts
bottom of page