A Má Nutrição - (Baixo Peso e Desnutrição)
É necessário conhecer conceitos básicos da saúde nutricional. O Estado Nutricional Ótimo, é resultante do equilíbrios entre o consumo de nutrientes ou calorias em relação às suas necessidades corporais. Quando isso está fora de nível, ou inferior ao recomendado, é caracterizado por Má Nutrição.
A perda de peso involuntária, ou até mesmo voluntária, está associada a maiores riscos de infecções, baixa capacidade de cicatrização, menos respostas às medidas cirúrgicas e medicamentosas, maior número e tempo de internações, maior tempo e custo de hospitalização e prejuízo para capacidade funcional.
Usualmente, o baixo peso e a desnutrição estão associados a menores reservas de massa muscular.
A perda da massa muscular pode ser o resultado da diminuição da atividade física juntamente com alimentação inadequada e associa-se também com diminuição da força, maior risco de quedas e dependência funcional. As causas da perda de apetite e, em consequência, da perda de peso e ocorrência de desnutrição são complexas e envolvem múltiplos fatores, como apresentado anteriormente
Porém, qualquer que seja a causa, os suplementos nutricionais orais são um importante aliado no combate à perda de peso, com oferta de quantidades concentradas de carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas e minerais, e além disso podem oferecer sabores bastante agradáveis e variados.
Estudos científicos comprovam que o uso de suplementos nutricionais em pessoas desnutridas ou em risco de desnutrição, que recebem suplementação oral para aumento calórico, proteico e de vitaminas, mantém ou melhoram seu estado nutricional significativamente.