top of page

Blog

A Má Nutrição - (Sobrepeso e Obesidade)

A má alimentação é um quadro resultante de um excesso, deficiência ou desequilíbrio de nutrientes ou calorias em relação às suas necessidades corporais. Isso na prática o sobrepeso e obesidade são exemplos de má nutrição resultantes do consumo excessivo de gorduras, carboidratos, proteínas ou álcool.

O acúmulo excedente de gordura e, em consequência, a obesidade, são resultados do balanço energético positivo, que acontece quando a quantidade de energia consumida é maior do que a quantidade gasta.

Sobrepeso e Obesidade têm efeitos prejudiciais para a saúde em geral.

A manutenção do peso adequado é uma das medidas básicas para prevenção de fraturas, manutenção da independência e qualidade de vida. De modo geral, o excesso de peso corporal favorece a ocorrência de diabetes mellitus tipo 2, doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, doenças da vesícula biliar e algumas formas de câncer, como de cólon, de reto, de próstata, de mama, de ovário e de endométrio.

Outros prejuízos à saúde mais prevalentes em indivíduos com sobrepeso e obesidade incluem: dificuldades respiratórias (apneia do sono), problemas dermatológicos e isolamento social.

Além disso, todas as articulações ficam sobrecarregadas: quadril, joelhos, tornozelos e principalmente a coluna, afetando negativamente a independência funcional e a qualidade de vida.

Além do grau do excesso de gordura, a sua distribuição regional no corpo interfere nos riscos associados ao excessos de peso.

A gordura armazenada na parede superior do corpo ou na região abdominal, que confere forma de maçã, está associada com maiores riscos de doenças cardiovasculares, enquanto a gordura armazenada nos quadris e nas coxas, que confere forma de pêra, está mais relacionada a problemas osteoarticulares.

Principais Posts
bottom of page