TANGERINA
SÉRIE NUTRICIONAL
A tangerina é uma fruta cítrica porém mais adocicada, é rica em nutrientes que ajudam na manutenção da saúde mental e emocional do ser humano. O Brasil é o terceiro maior produtor de tangerina no mundo, perdendo para a Espanha em segundo lugar e a China em primeiro. É uma fruta bastante antiga, originária da Ásia, devido ao clima tropical e subtropical que facilita bastante o cultivo. No Brasil, a tangerina recebe várias denominações como bergamota ou vergamota, clementina, mexerica, laranja-mimosa, fuxiqueira, manjerica, laranja-cravo, mimosa, mandarina, poncã, variando de região para região.
Ela pode ser ingerida sem problemas pra quem está encarando algum tipo de dieta, pois cada tangerina possui, em média, 43 calorias. É bastante rica em potássio, um mineral bastante importante para a contração dos músculos. A casca possui concentrações elevadas de vitaminas A, B1, B2, Vitamina C, sais minerais como o cálcio, fósforo e Niacina podendo assim fazer doces e geléias.
Já a polpa, que contém todo o complexo de vitamina A, que é boa para a pele, e a vitamina C, que é bom para o sistema imunológico, sais minerais como o cálcio, o fósforo, o magnésio, que é excelente para os ossos e músculos. Possui proteína, que no caso, ajuda a combater a arterioesclerose. É muito útil em casos de anemia por deficiência de ferro, para os processos de multiplicação celular, especialmente nos primeiros meses de gravidez, por sua abundância de ácido fólico e folatos, é muito benéfico para combater estados de hipertensão arterial, porque elas são ricas em potássio e baixo teor de sódio.
Combate a constipação, pedras nos rins, reduz os níveis de colesterol ruim, e suporta o sistema imunológico. Por outro lado, é excelente para aliviar condições do sistema nervoso, e ansiedade, mas devem ser consumidos com cautela na insuficiência renal.
Chega a ser um laxante natural, devido ao alto teor de fibras presente na película que envolve os vários gomos da fruta. Cientistas da universidade de Ontário descobriram que essas fibras presente no gomo da tangerina diminui a absorção de colesterol. E outra pesquisa da universidade de Kyoto, mostrou também que o suco da tangerina pode reduzir a chance de desenvolver o câncer de fígado em pessoas com hepatite.
CURIOSIDADE:
- As folhas de tangerina contém nutrientes, que se fervidas servem de chá calmante.